segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Retrospectiva 2015: é tempo de balancear e se preparar para o próximo ano!

Olá galera!!

Tudo bem com vocês?
Primeiro, desculpem, esse post estava previsto pra semana passada, mas deixei pra melhorá-lo e postar agora. Espero que fiquem satisfeitos com a espera, assim como fiquei com o resultado! ;) 
Obs.: O post está um pouco comprido, mas é porque um resumo de um ano é muito pra um post! hehehe~

Hoje, estamos oficialmente há menos de um mês para o Natal e só me dei conta de que o ano está realmente chegando ao fim, às vésperas do dia 25/11. Ok, sabemos que estamos em Novembro, penúltimo mês do ano, mas ainda não havia caído a ficha... Quando via as pessoas já se preparando, decorando suas casas e lojas, as propagandas com temas natalinos... Pois é! O Ano está quase acabando e a impressão que tenho que é que a cada vez, o tempo tem passado mais rápido, não sei se é só comigo, mas parece que foi esses dias que comemoramos o Natal e o Ano-Novo! E não é clichê! Talvez seja toda essa nova era, totalmente corrida e avançada... Ainda não sei se isso é bom ou ruim, mas é o que temos, não é mesmo? :)

                                          Fonte: Google

E chegando nessa época, é inevitável não pensar no seu ano todo, fazer uma retrospectiva, analisar se todas, ou melhor, grande parte das suas expectativas foram supridas; se seus objetivos foram alcançados, fazer um balanceamento e verificar quais foram os acontecimentos e pontos positivos e negativos. Sei que Dezembro ainda pode acontecer muita coisa e irá, mas a essa altura do ano, já temos nosso parecer...

De um modo geral, posso dizer que meu ano foi muito bom, mas tenho certeza de que conseguirei ver esse ano melhor no próximo... Sempre faço isso! Mas acredito que não é só comigo. Quando estamos no ano que estamos avaliando, normalmente as coisas que ficaram por acontecer ou que não aconteceram exatamente como gostaríamos, negativamente, tendem a ganhar mais destaque. Quando já os superamos é que passamos a ver de uma melhor maneira, concordam? Assim como as coisas boas, guardamos de forma mais positiva ainda!

Esse ano representou uma grande mudança na minha vida, uma continuidade, na verdade, do que começou a modificar ano passado, os últimos meses de estágio, em que amadureci muito, com muitas experiências enriquecedoras, trabalhar com diversos públicos e realidades, me tornei mais "humana", no sentido de que passei valorizar mais as coisas mais simples, me coloquei mais no lugar do outro e só aflorou mais ainda a minha vontade de querer fazer mais pelos demais, poder ajudar, fazer a diferença!

Me sensibilizei demais com os casos que tive de enfrentar no meu estágio clínico, em hospital. Por muitas vezes, pensei nos pacientes imaginando 'e se fossem com meus parentes ou amigos?'. Vi pessoas se recuperando de forma inacreditável, mas também acompanhei casos que infelizmente não tiveram a mesma sorte, se assim, posso descrever... Mas acredito que Deus sabe bem a hora das coisas. Por vezes, o sofrimento teria sido maior, tanto pra quem se foi, quanto aos familiares... Gente que, às vezes, nem familiares por perto tem, e quando recebem alta, voltam para instituições de longa permanência... É difícil não se sensibilizar, mas, com certeza, é muito gratificante saber que de alguma forma, você pode contribuir para o melhor da pessoa, ver o sorriso delas e sentir a gratidão nos olhos, mesmo que tenha sido algo tão simples que você fez, um simples: "Como você está? Precisa de algo? Está tudo certo?" faz uma grande diferença!

Tive o prazer de encontrar um senhor numa festa japonesa da minha cidade, o Fuyumatsuri, e ele surpreendente me reconheceu da minha época de estágio, sendo que eu estava completamente diferente, sem uniforme, cabelos soltos e maquiagem (que fazem total diferença), pois ele visitava a filha na UTI. Eu nem frequentava tanto a UTI e confesso que não me lembro de tê-lo visto, apenas a filha... O mais surpreendente foi que ele peguntou se eu não era Nutricionista de lá, afinal, ele poderia ter me confundido com as enfermeiras, o que normalmente acontecia por lá quando se vê alguém de jaleco hehe Além de tudo, ele me deu a notícia de que a filha se recuperou muito bem e teve alta, o que me deixou ainda mais feliz, pois ela era um daqueles casos que incrivelmente terminaram bem!

Com os estágios, aprendi muito mais que "matéria" e colocar em prática, nos enriquece de todas as formas possíveis, desde que claro, deixemos, nos faz ver além, nos amadurece profissional e pessoalmente e, eu tive a sorte, o prazer e a honra de trabalhar com muitas pessoas incríveis, que me permitiram aprender muito, tiveram paciência pra me ensinar, guiar e orientar, deram exemplos de profissionais que quero me tornar, me fizeram ter orgulho da profissão que escolhi, além de amizades que com certeza, me marcaram e tenho grande carinho!

Por fim, veio a posterior conclusão da universidade, um marco bastante significativo de um fim de fase para início de outra. Participei do evento da colação de grau antes, em fevereiro, no auditório da Universidade, com muito medo se conseguiria andar de salto, mas deu tudo certo, um orgulho imenso no peito, que só não foi completa, pois eu ainda estava pra concluir um semestre de estágio e parte de mim se frustava um pouco por isso.

Mas decidi adiar o meu último semestre de estágio por livre e espontânea vontade pra poder me focar melhor no término do TCC e nas últimas matérias. O primeiro semestre do ano passado foi bem intenso e mesmo que difícil decidir, adiar a formatura oficial, hoje eu tenho por fim, certeza de que foi a melhor escolha. Me arrependo apenas de não ter aproveitado mais o dia, mas sei que fiz o meu melhor e aprendi muito mais me dedicando separadamente a cada etapa e isso com certeza, renderá frutos futuramente.

Com a conclusão oficial, em julho, começou uma fase marcada ainda por muitas inseguranças, medos, porque é complicado, principalmente para mim, que gosta de ter controle e planejamento sobre as coisas, por mais que eu tenha consciência que não é sempre possível, não conseguir saber quais serão meus próximos passos, planos, caminhos... Depender de fatores externos, saber se de fato este caminho que escolhi será realmente o "correto", se me identificarei pra valer, enfim, são só algumas das muitas incertezas e é extremamente angustiante pra mim, olhar pra um 2016 em branco, sem nada muito previsto.

Porém, muitas vezes, quando nos colocamos muitas expectativas, metas, objetivos, é complicado você não se frustar quando percebe que estão muito longe do alcance ou quando são muitas. Às vezes, se permitir não planejar tanto, deixar que o acaso e os imprevistos também escrevam sua história é importante. A vida também nos surpreende e quando menos esperamos. Nunca estaremos totalmente preparados para o que ela nos reserva e essa também é a graça. Se há tempestade, então, por que não aprender a dançar na chuva, não é mesmo?

Umas das surpresas maravilhosas que conquistei esse ano, e, realmente não estava nos meus planos, pelo menos, não tão no começo dos planos, foi viajar com a minha família para Fortaleza! Aliás, ainda estou devendo post sobre a viagem aqui! Foi realmente incrível e maravilhoso, uma experiência única e marcante! Poder passar alguns dias num paraíso litorâneo, diferente, conhecer novas culturas, paisagens, comidas... hmmm! Poder desfrutas de momentos com a família, esquecer as preocupações, deixar o medo e as inseguranças e se jogar! Viver adrenalina! *-* 

Além da viagem, claro, muitas outras coisas incríveis aconteceram na minha vida este ano, pessoas que nem imaginava conhecer, fatos e conquistas pessoais marcantes, ir à lugares que ainda não tinha ido, como exposições, roda gigante de 30 m, tirolesa, cinema em Mogi novamente (finalmente!) e balada com as amigas e coisas que não mencionei, mas também fizeram com que 2016 tenha valido muito à pena! (Algumas pessoas quando lerem, saberão algumas das coisas hahaha) 

Ganhei uma festa de despedida surpresa do pessoal do estágio de UAN, com meu nome escrito com docinhos, muito amor! <3 Agora posso dizer que já tive festa surpresa! hehehe Mas ainda aceito mais surpresas! ;) hahaha Passei em dois concursos, que não imaginava, e agora é esperar ser chamada, mas já estou muito realizada, pois se eu estava muito insegura, com certeza o fato de passar em concursos muda e claro, dá um up, me faz ver que muitas vezes, sou tão crítica e dura comigo que me impossibilita, às vezes, ver o quanto me dediquei e que os resultados vêm sim e nada foi em vão!

Enfim, 2015 me arrisquei mais, como tenho me proposto e sei que muitas coisas boas virão pra o ano que vem também, que toda nossa dedicação e empenho que plantamos, com certeza renderão frutos e terão retorno! 

Muitas vezes, os resultados demoram a surgir, começamos a nos questionar e desanimar, mas é nessa hora que devemos persistir, manter a fé, acreditar e não desistir. O gostinho da conquista depois que enfrentamos essas fases compensa tudo, e como dizem, vão vir coisas pra nos derrubar, mas somos nós quem determinamos como iremos enfrentar, se continuaremos caídos ou levantaremos pra seguir em frente! Cada dificuldade deve ser vista como um desafio e desafios estão aí pra ser superados, nos fazer crescer. Se estamos diante deles, é porque somos capazes de enfrentá-los! ;)

E aí, qual o balanço que vocês fazem do ano de vocês?
Quais são pontos positivos que vocês ressaltam e os não tão bons que te fizeram crescer para as conquistas futuras?
Espero que tenham gostado e muito obrigada às pessoas que leram até o final! hehehe

Beijinhos e volto em breve, esta semana ainda tem mais um post! <3
 Fiquem de olho! ;)

Se gostaram, curtam, comentem, o que acharam do ano de vocês e compartilhem! ;)
Já curtiram a page do Drops of Heaven no Facebook? Entrem lá e comentem também! 
Divulgo sempre na page quando tem novos posts e compartilho coisas divertidas e interessantes que acho por lá também!
Obrigada por me visitarem! <33

Nenhum comentário:

Postar um comentário