sexta-feira, 18 de março de 2016

Bate-papo: Esperança. O quanto você é otimista, realista ou pessimista ?

Olá galera!

Tudo bem com vocês?

N.A. (Nota da Autora): Esse é um texto que escrevi ontem, mas deixei pra postá-lo hoje. Mantive como o escrevi, inclusive a data como se escrito hoje, ok!

Hoje, escrevendo sobre uma lição minha do inglês, comecei a refletir sobre o que significa esperança. O meu livro de estudo de inglês tem um texto a respeito de uma história da mitologia grega sobre a "Caixa da Pandora". Não se vocês já ouviram falar, mas é muito famosa e eu já conhecia, provavelmente de uma aula de Filosofia, no Ensino Médio. 



É uma história que tem várias versões, mas que o intuito é o mesmo, explicar a origem da mulher, dos males do mundo e tentar justificar o motivo de apesar de tantos males que nos acometem, ainda temos esperança. É uma história que, na minha opinião rende muitas reflexões. Abaixo colocarei uma das versões pra que você possam entender melhor e um pouco a respeito, conhecer e/ou relembrar.

Resumidamente, "Tudo começa quando Zeus, o Deus de todos os Deuses, resolveu arquitetar um plano para se voltar contra a ousadia de Prometeu – que entregara aos homens a capacidade de controlar o fogo. Para tanto, Zeus decide criar uma mulher repleta de dotes oferecidos pelos deuses e a oferece a Epimeteu, irmão de Prometeu.

Antes disso, Prometeu recusou a jovem Pandora de Zeus temendo que ela fizesse parte de algum lano de vingança da divindade roubada. Ao aceitar Pandora, Epimeteu também ganhou uma caixa onde estavam contidos vários males físicos e espirituais que poderiam acometer o mundo. Desconhecedor do conteúdo, ele foi somente alertado de que aquela caixa não poderia ser aberta em nenhuma hipótese. Com isso, o artefato era mantido em segurança, no fundo de sua morada, cercado por duas gralhas barulhentas.

Aproveitando de sua beleza, Pandora convenceu o marido a se livrar das gralhas que lhe causavam espanto. Após atender ao pedido da esposa, Epimeteu manteve relações com ela e caiu em um sono profundo. Nesse instante, não suportando a própria curiosidade, Pandora abriu a caixa proibida para espiar o seu conteúdo. Naquele momento, ela acabou libertando várias doenças e sentimentos que atormentariam a existência do Homem no mundo. Zeus assim concluía o seu plano de vingança contra Prometeu.


Logo percebendo o erro que cometera, Pandora se apressou em fechar a caixa. Com isso, ela conseguiu preservar o único dom positivo que fora depositado naquele recipiente: a esperança. Dessa forma, o mito da Caixa de Pandora explica como o Homem é capaz de manter-se perseverante mesmo quando as situações se mostram bastante adversas. Além disso, esse mesmo mito explora a construção da identidade feminina como sendo marcada pela sensualidade e o poder de dissimulação."

Uma das coisas que pude notar e comparar é que, na minha opinião, a história se assemelha muito com a de Adão e Eva, numa analogia bem similar. Mas neste caso, se acrescenta a origem da esperança, em que os antigos gregos acreditavam que a esperança também se tratava de um male. Mas que com o caos no mundo, em que as pessoas estavam totalmente desacreditadas, a Esperança foi libertada. 

À princípio, não consegui entender o motivo pela qual os gregos possuíam essa crença. Não conseguia enxergar de forma alguma um lado ruim da esperança. E meu professor explicou que quando temos muita esperança, podemos acabar prorrogando o sofrimento e o tormento, uma vez que ficamos esperando que tudo se ajeite e melhore. 

Em seguida, o livro de inglês perguntava minha opinião a respeito das pessoas terem mais esperança antigamente. Refleti muito sobre isso e cheguei a conclusão de que a esperança é muito mais complexa do que imaginava e é relativa também.

Minha resposta: It's depends. Because in the past, the things were more difficult to chenge today. So people needed more hope, but it wasn't so easy.

Porque se antes as coisas sendo em geral mais difíceis de mudar, as regras demoravam muito mais pra serem modificadas, revolucionar era bem mais complicado. As pessoas necessitariam ter muito mais esperança pra que as coisas melhorassem. Mas por ser tão difícil, não é mais "fácil" já abrir mão e desistir? O mesmo acontece na situação contrária, quando é uma situação mais fácil, exige talvez menos esperança, porque é mais certo que dará como o desejado, porém, temos mais otimismo. não é?

E pensando nisso tudo, cheguei a minha última resposta da atividade, em que perguntava se eu sou alguém com muita esperança. Percebi que ao demorar pra ver o lado ruim da esperança, que de fato, discordo, afinal, pra mim o que faz com que prorrogue o sofrimento é a falta de esperança. Quando temos esperança, a atitude de mudar, cabe à nós e não a esperança. A esperança é o nosso combustível, o que nos move e uma das coisas que nos mantém vivos pra correr atrás dos nossos sonhos, objetivos e crenças. 

Tento sempre ver o lado bom das coisas e das situações. Acredito que por trás de cada coisa ruim, há algo que podemos aprender e que nos amadurece, quando queremos, olhamos o que podemos mudar e o que aquilo nos acrescenta. Mas sabemos que nem sempre é fácil ser otimista.

Agora a noite mesmo depois de tanta reflexão e feliz por ter percebido através das peguntas, onde refleti muito mais do que imaginei que faria, que sou mais otimista do que imaginava também. Mas acredito que até os mais otimistas também tenham seus momentos de fraqueza, em que não é fácil se manter perseverante.

De vez em quando a descrença me domina, meio que esperando uma brecha e notei que precisava transformar tudo isso em um bom texto e compartilhar com vocês. Afinal é quando estou mais sensível não necessariamente descrente, mas pensativa é que surgem os melhores textos, na minha opinião!

Espero que tenham gostado e só de escrever, uma sensação boa de esperança me invadiu novamente e me permitiu transformar aquele vazio e sensações ruins em algo produtivo e bom!

Me contem o que vocês acharam, se concordam ou não, vou adorar saber!

Beijinhos e até breve!!

Se gostaram, curtam, comentem e compartilhem! ;)
Já curtiram a page do Drops of Heaven no Facebook? Entrem lá e comentem também! 
Divulgo sempre na page quando tem novos posts e compartilho coisas divertidas e interessantes que acho por lá também!

Obrigada por me visitarem! <33

Nenhum comentário:

Postar um comentário